Pesquise!

28 dezembro 2011

Como cuidar dos cabelos no verão.

Oi meninas, tudo bem? Já pensaram em como cuidar dos cabelos no verão? Não? No verão, não é só com o corpo e com a pele que devemos nos preocupar. Você já deve ter reparado que os cabelos, sejam eles lisos ou cacheados, curtos ou longos, sempre sofrem mais nesta época do ano. São vários os responsáveis pela mudança nos fios, e é preciso ter atenção com cada um deles. Veja agora um pequeno guia para cuidar bem de seus cabelos no verão.

Por que os cabelos ficam com aspecto mais seco no verão?
A radiação solar tão típica dos dias de calor é uma grande vilã para os seus cabelos. Segundo o dermatologista Marcelo Bellini, a exposição excessiva dos cabelos ao sol pode deixá-los quebradiços, sem brilho e com maior incidência de pontas duplas. 

A água do mar, por conter cloreto de sódio, abre demais as cutículas do cabelo, deixando os fios mais porosos e provocando perda de líquido capilar, o que consequentemente deixa os fios secos, sem maciez e opacos. A água da piscina, por sua vez, tem muito cloro, que também causa ressecamento e desidratação do cabelo, retirando sua oleosidade natural e porporcionando um aspecto endurecido aos fios.

Por que os cabelos ficam com frizz quando o tempo está úmido?
O frizz é típico de cabelos secos, e pode ficar ainda mais aparente no verão. Os fios, que já sofrem com a exposição ao sol e com a água do mar e da piscina, ficam cada vez mais desgastados, mais enfraquecidos, com as cutículas capilares mais abertas, como explica o Dr. Marcelo Bellini. O vento também pode agravar o problema dos fios arrepiados. O frizz costuma ser mais frequente em cabelos cacheados, ondulados e crespos, em que a oleosidade não se distribui de forma homogênea por todo o fio.




Cabelos com química precisam de atenção especial!
Mulheres com cabelos tingidos devem saber que a sequência de lavagens pode modificar o tom da coloração, porque o pigmento se torna menos intenso e mais desgastado a cada lavagem. Além disso, para as loiras ainda há outro problema: os cabelos mais claros ficam com aspecto esverdeado após alguns dias de piscina. Segundo Dr. Marcelo, não é o cloro que causa esse efeito, mas o sulfato de cobre, usado no tratamento da água, que se liga à queratina e provoca a cor esverdeada.

Cabelos com química de alisamento também podem ter ressecamento, opacidade e frizz mais fortes no verão, além do fato de que a ação da água do mar e da piscina podem fazer com que o alisamento dure menos tempo que o previsto.



Soluções


Para todos estes probleminhas de verão há solução! Os cabelos ressecados pedem bastante tratamento nesta época do ano, e você pode cuidar melhor deles utilizando produtos como:

- Leave-in (creme sem enxágue) com fator de proteção solar e com nutrientes como: manteiga de karité, ceramidas, bio-restore, lunamatrix, manteiga de illipê e lanolina, que ajudam a proteger dos raios de sol, do cloro e do sal e evitam o envelhecimento precoce dos fios. Mas cuidado: o uso abusivo de leave-in deixa os cabelos pesados e oleosos. Aplique em pequenas quantidades, e sempre com os cabelos úmidos.

- Shampoos especiais para seu tipo de cabelo. Shampoo para cabelos tingidos é ainda mais importante, pois ajuda a fixar o pigmento aos fios. Para tirar todo possível resíduo de cloro e sal dos cabelos, é indicado o shampoo anti-resíduos, que faz a limpeza profunda do coro cabeludo.

Para combater o problema dos cabelos loiros esverdeados, o Dr. Marcelo dá duas dicas caseiras:

- Misturar leite e água e aplicar nos cabelos

- Passar vinagre de maçã nos fios

Para dar um fim ao frizz, vale a pena:

- Ter cuidado na hora de pentear os cabelos. Use apenas pentes de madeira ou osso, com dentes largos, que reduzem a eletrostática dos fios. Pentes de plástico são prejudiciais, pois aumentam a quantidade de fios arrepiados.

- Reduzir o uso de secador e chapinha

- Evitar o uso abusivo tanto de shampoos anti-resíduo quanto de cremes sem enxágue. A lavagem muito frequente com esse shampoo tende a tirar toda a oleosidade do cabelo, e deixar os fios ainda mais secos. E o creme sem enxágue pode ajudar a combater o frizz, mas se usado demasiadamente, deixa os cabelos pesados e com aspecto "ensebado".

Por fim, mais uma dica: se você costuma prender os cabelos ainda molhados no verão, mude já essa atitude! Prender os cabelos molhados é um erro, pois eles estão mais frágeis e sensíveis a quebra. Além disso, cabelos úmidos presos podem gerar descamação e irritação do couro cabeludo, o que pode causar dermatite, seborreia e até a queda dos fios. O ideal é sempre secar os cabelos antes de prender. Com essas dicas, você poderá manter seus cabelos lindos e sedosos durante todo o verão!



                                                                      Matéria retirada do Yahoo Mulher.


E querem saber do próximo post do blog? Então vamos lá! 



Tutorial, oba!! \o/

Então, espero vocês, ok?

Beijos.



Um comentário:

Comentem! Os posts que vocês encontram aqui são feitos com muito amor, e muito carinho!!

Beijos, Lu.